outubro 31, 2009

EAL - LESSON TWO

Hello everyone!


Welcome to the English Audio Lesson number two – MEETING PEOPLE (PART ONE)

AUDIO 1

http://www.4shared.com/file/145273427/53ea1806/AUDIO_LESSON_NUMBER_TWO_-_AUDIO_FILE_1.html

AUDIO 2 (conversation)

http://www.4shared.com/file/145273915/9e11b9ba/AUDIO_LESSON_NUMBER_TWO_-_AUDIO_FILE_2.html

AUDIO 3 (numbers)

http://www.4shared.com/file/145274162/dcf0d3df/AUDIO_LESSON_NUMBER_TWO_-_AUDIO_FILE_3.html


Tanta coisa passa na nossa cabeça quando conhecemos alguém que fica difícil saber o que dizer. Tem vezes que a conversa é mais pessoal, com perguntas sobre nome, idade, família e história de vida. Outras, o papo fica restrito ao profissional, com a gente falando sobre trabalho, cargo, empresa, função e tarefas. Essa semana o EAL vai tentar te ajudar a quebrar o gelo numa primeira conversa mais pessoal e informal. Mas PAY ATTENTION: saber o que perguntar não é suficiente é preciso saber pra quem estamos perguntando. Não chegue ao escritório de manhã numa segunda-feira perguntando ao seu chefe quantos anos ele tem!

Aliás, antes de sabermos a idade de alguém precisamos da informação mais básica e pessoal que existe sobre qualquer pessoa. Alguma idéia? Pois é, você já entendeu que não adianta mandar um simpático “how are you?” se você não sabe nem o NAME da pessoa com quem está falando! WHAT IS YOUR NAME? É a frase que você está precisando. Quando perguntamos WHAT IS YOUR NAME a resposta pode ser simplesmente o name: “Carla”. Assim mesmo, simples e direto, afinal é a informação mais importante perguntada. Mas é claro que WHAT IS YOUR NAME também pode receber uma resposta mais uh, digamos, educada. Para isso respondemos de forma completa, formando uma frase: MY NAME IS CARLA. Note que já estamos falando de pronomes possessivos aqui, um na pergunta (YOUR) que se refere ao receptor e um na resposta (MY) que se refere ao emissor. Falaremos mais sobre os possessive pronouns em outras aulas mais a frente, mas o importante agora é que Carla, ao dizer MY NAME IS CARLA revelou uma informação pessoal sobre ela, sua identidade.

Que outra informação seria interessante descobrir sobre alguém que nos interessa e que estamos conhecendo? HOW OLD, talvez? Mas attention ao perguntar HOW OLD ARE YOU para uma menina. Algumas meninas têm alguns problemas em revelar nossa idade assim, de cara! Mas se a idéia for saber isso mesmo a pergunta deve ser HOW OLD ARE YOU? (Aliás, essa frase é um dos melhores exemplos do porque as pessoas se confundem quando tentam traduzir as frases diretamente do inglês para o português. Em português a tradução seria: o quanto velho você é, que é uma pergunta totalmente bizarra e jamais utilizada por nós. Mas isso é história pra outra lesson!) A resposta para HOW OLD ARE YOU é também é simples e direta: I AM 21. Pronto! I AM 16 ou I AM 46. Saímos dos possessive pronouns para entrar nos pronomes pessoais. Usamos YOU para o receptor da mensagem e I para o emissor. Já podemos entender então que MY está para I, assim como YOUR está para YOU, correct? Mas também falaremos disso mais tarde...

Podemos ainda perguntar a alguém de onde ele ou ela vem. Para isso usamos a palavra WHERE, toda vez que desejamos perguntar sobre algum lugar. Quando dizemos WHERE ARE YOU FROM o lugar sobre o qual estamos perguntando é aquele onde a pessoa mora ou, em alguns casos, onde nasceu. Por exemplo, Carla é carioca (nasceu no Rio de Janeiro) e viajou para os EUA. Se alguém perguntar a ela WHERE ARE YOU FROM ela poderá responder I AM FROM BRAZIL, indicando seu país de origem ou I AM FROM RIO DE JANEIRO, indicando seu estado. Agora se Carla morasse em São Paulo e viajasse para a Bahia e conhecesse um australiano em férias que lhe perguntasse WHERE ARE YOU FROM, ela poderia dizer I AM FROM RIO DE JANEIRO, indicando onde ela nasceu, ou I AM FROM SÃO PAULO, indicando onde ela mora atualmente. Seja lá de onde você é ou onde você mora a resposta começa sempre da mesma forma: I AM FROM tal lugar.

Então, se Carla e sua amiga Bruna estivessem de férias em, digamos, Orlando, visitando o Mickey Mouse na Disney, e conhecessem a guia de turismo Sarah, a primeira conversa seria mais ou menos assim:

Sarah: Hello girls!

Carla: Hello!

Ana: Hi! What is your name?

Sarah: My name is Sarah. And what is your name?

Ana: My name is Ana.

Sarah: Nice to meet you Ana! And you? What is your name?

Carla: My name is Carla! How do you do?

Sarah: How do you do! Where are you from Carla?

Carla: I am from Rio de Janeiro, Brazil.

Sarah: Oh! And you Ana?

Ana: I am from São Paulo. And where are you from Sarah?

Sarah: I am from the USA.

Carla: Good! How are you Sarah?

Sarah: Fine, thank you. And you girls?

Carla and Ana: Fine, thank you!


OK people! Essa foi nossa lesson sobre MEETING PEOPLE, part One. Semana que vem falaremos um pouco sobre as perguntas mais formais para uma primeira conversa num ambiente de trabalho. Remember: pratique durante a semana! A conversa da Carla essa semana já ficou bem maior que na semana passada, sinal de que estamos aprendendo bastante! Não deixe acumular, senão você corre o risco de esquecer!

That’s all folks!

Have a Nice week!

Bye,

Teacher Pri.

eal-teacherpriscilla@hotmail.com



2 comentários:

  1. Oi Pri!
    Perfeita essa postagem, execelente ideia sobre a criação deste blog!
    Parabens
    Deivid Chibaia

    ResponderExcluir
  2. Thanks Deivid!
    Ajude a divulgar pra que possa dar mais certo ainda!
    Kisses!

    ResponderExcluir