novembro 15, 2009

EAL - LESSON FOUR

Hello people!

Welcome to English Audio Lesson number four – PERSONAL PRONOUNS AND VERB TO BE

Já falamos um pouco sobre as expressions mais usadas em conversas triviais. Acho interessante agora falarmos um pouco sobre como falar de outras pessoas, ao invés de usarmos sempre a primeira pessoa pra tudo. Por exemplo, remember quando respondemos a pergunta “What is your name?”? Pois então, aquela era nossa segunda aula e aprendemos a responder o nosso name. Mas o que acontece quando temos um círculo de amigos? Será que um por um todos eles têm que responder o próprio nome? Ou pior, será que a mesma pergunta tem que ser repetida infinitas vezes?

Temos então os pronomes pessoais ou personal pronouns, que se referem a todas as pessoas, igual ao português. Eu, tu, ele, nós, vós, eles estão aí no nosso português pra se dirigir a qualquer pessoa (apesar de só usarmos eu, nós, eles e você!). o pronoun que se refere a primeira pessoa nós já conhecemos: I. Dizemos I am from Brazil, remember? Mas se falamos sobre nossa amiga, ou nosso irmão ou nossos amigos não poderemos usar o mesmo pronoun. Então, se a Carla (lembra dela!) se apresenta, ela diz: I AM Carla. Se ela apresenta sua amiga Bruna, ela diz: SHE IS Bruna. Se ela apresenta seu amigo Paul, ela diz: HE IS Paul. Portanto temos, I para a primeira pessoa do singular, SHE para a terceira pessoa feminina do singular e HE para a terceira pessoa masculina do singular.

Carla: Hi! I am Carla.

Bruna: I am Bruna.

Paul: I am Paul.

Era assim que sabíamos fazer. Agora vamos resumir as três frases ditas por três pessoas diferentes em uma frase só, dita por apenas uma pessoa.

Carla: Hi! I am Carla, she is Bruna and he is Paul.

Bom, bem melhor e mais direto. Mas ainda fica melhor. E se ao invés de apresentar um de cada vez, a Carla resolvesse apresentar ela mesma e os outros em um grupo só? Veja:

Carla: Hi! We are Carla, Bruna and Paul.

Conseguimos resumir ainda mais a frase, usando menos verbos e menos pronouns. Isso foi porque utilizamos WE, que se refere a um grupo de pessoas do qual faz parte o emissor. É simples, a Carla é quem está falando (emissor) e ela faz parte do grupo que ela está descrevendo, portanto ela pode usar WE, a primeira pessoa do plural. Agora, se mudarmos o emissor (a pessoa que está falando), teremos que usar um pronome diferente.

Josie: They are Carla, Bruna and Paul.

Josie não usou WE porque ela não está falando do grupo do qual faz parte, ela está falando de um grupo de pessoas que não a inclui. Usamos THEY quando falamos sobre um grupo no qual não estamos inseridos no momento. THEY se refere a terceira pessoa do plural no nosso português.

Agora, quando falamos sobre segunda pessoa, seja do plural ou do singular, em inglês usamos YOU. Então o YOU seria nosso você e também seria vocês. Então, se conversarmos com uma pessoa, nos referimos a ela como YOU e se falarmos com mais de uma pessoa também usamos YOU. Se a Josie falasse com a Carla, ela diria: YOU ARE HAPPY, por exemplo. E se Josie falasse com Carla, Bruna e Paul ao mesmo tempo, ela diria: YOU ARE HAPPY, da mesma forma.

Quando nos referimos a coisas ou animais usamos o pronoun IT. IT IS A DOG ou IT IS A TABLE, por exemplo. Então, para resumir, temos:

I AM – SHE IS – HE IS – IT IS – WE ARE – THEY ARE – YOU ARE

Cada pronoun é seguido aqui pelo verb to be. Não, não vou dizer que to be quer dizer ser ou estar (come on, olha o esforço pra não traduzir people, lembra do quanto velho você é?). vou dizer apenas que o to be expressa um estado físico ou emocional. Pode ser permanente ou passageiro, por exemplo quando dizemos SHE IS FROM BRAZIL não é algo que possamos mudar, portanto é um permanente estado. Mas quando dizemos THEY ARE HAPPY, pode ser que amanhã não estejam mais happy e isso significa um estado temporário.

É importante também ressaltar que em inglês as palavras são ditas de forma a se conectarem umas com as outras. Portanto é bastante comum que abreviações (short forms) aconteçam. Podemos escrever de forma abreviada, assim como falamos, mas remember: short forms are informal, portanto não devemos escrever de forma abreviada em trabalhos de colégio ou em papéis oficiais. Para termos short forms retiramos da palavra a letra que não falamos e em seu lugar colocamos um apóstrofe (‘). Assim, temos:

I’M – SHE’S – HE’S – IT’S – WE’RE – THEY’RE – YOU’RE

That’s it people! Hoje vimos um pouco sobre o verb to be e os personal pronouns. Por mais básico que tudo isso pareça é sempre importante ter certeza daquilo que se fala e, para tanto, devemos entender como tudo acontece.

Have a Nice week everyone!

Bye,

Teacher Pri.

eal-teacherpriscilla@hotmail.com